A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO...IMIGRANTES BOLIVIANOS DENUNCIAN EN LA "CPI" DE POLITICAS DE MIGRACION

Imigrantes bolivianos: Realizam denúncias na (CPI) da Política de Migração
Enviada em: 28/04/2017 18:03Hs

Imigrantes bolivianos: Realizam denúncias na (CPI) da Política de Migração, por irregularidades na Prefeitura de São Paulo na gestão do PT.

Imigrantes bolivianos: Realizam denúncias na (CPI) da Política de Migração


Numa (CPI) que tinha pautas politicas migratórias na Câmara Municipal de São Paulo, ganhou destaque a participação dos bolivianos na sessão de 4/4/17, denunciando irregularidades na gestão 2013 e 2016 da Prefeitura de São Paulo.

Denúncias enfatizam: irregularidades e uso de autoridade, influencias, e amedrontando de feirantes na Rua Coimbra; falta de transparência nas festas de Alasita, uso do equipamento da prefeitura na eleição de conselheiros participativos; irregularidades na organização do Fórum Social Mundial das Migrações 2016, entre outras.

As denúncias na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foram realizadas em 4/4/2017 pelos imigrantes bolivianos René Cesar Barriento, presidente do ICUJAL (Instituto Culturas e Justiça da América Latina e do Caribe), e Robert Wilson Teran Cayoja, feirante da Rua Coimbra.



Reunião Ordinária da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Política de Migração  •  Nº DO EVENTO: 556/2017  •  DATA: 04/04/2017 - 11:00h  •  LOCAL: Plenário 1º de Maio   •  CATEGORIA: Comissões Parlamentares de Inquérito - CPI´s


Do planteado na (CPI) da Política de Migração de 4/4/17 podemos destacar:


- Rua Coimbra.

Sujeira, falta de segurança, além de excessos de dirigentes da Feira que acontece na Rua Coimbra não foram solucionados, mesmo com a visita do secretário Suplicy nada mudou. “A Secretaria sabia dos problemas e não fez nada. Queremos que a CPI investigue a verdade para que o imigrante tenha dignidade”, afirmou Teran.

- Eleição de Conselheiros Participativos da Prefeitura de São Paulo.

Foi denunciado também que Paulo Illes (ex-coordenador de políticas para migrantes da gestão anterior)) usou o equipamento da prefeitura (ônibus) para transportar eleitores do então candidato Luiz Vasquez (ex presidente da ASSEMPBOL - Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra).

- Desunião da comunidade.

Segundo Barrientos a gestão de Paulo Illes, fraturou a comunidade gerando desunião dentro da coletividade de imigrantes bolivianos.

- Festa de Alasita

A festa tradicional da cultura boliviana tem sido pivô de inúmeras discussões e separação da comunidade boliviana em São Paulo, foi pauta também na (CPI) da Política de Migração.


Feirante Robert Wilson Teran Cayoja e o presidente do Instituto de Culturas e Justiça da América Latina e do Caribe, René Cesar Barriento, durante reunião da CPI da Migração.



Considerações:

A presidente da ONG Presença da América Latina, Oriana Jara, discordou das acusações feitas por Barriento e Cayoja. “A CPI não deveria ser usada para ataques pessoais, e sim para investigar possíveis irregularidades ocorridas dentro do poder público. Os imigrantes passaram a ter leis e direitos na gestão passada e somos referência para todo o Brasil”, argumentou.

O ex-presidente da Assmppbol (Associação de Empreendedores Bolivianos da Rua Coimbra), Luís Vasquez Mamani, também criticou os comentários de Barriento e Cayoja. “A regularização da feira foi feita e esse era um sonho da comunidade. A Secretaria ajudou muito nossa comunidade. Eles não têm o direito de fazer essas denúncias sem fundamento”, acrescentou.

Os bolivianos foram convidados para prestar esclarecimentos à CPI após a aprovação de um requerimento do vice-presidente da Comissão, vereador Fernando Holiday (DEM). “Vamos recomendar à relatoria [vereador Fabio Riva (PSDB)] que os depoimentos sejam encaminhados para o Ministério Público e eles avaliem se é o caso de abrir um inquérito por extorsão e investigação quanto à improbidade administrativa e prevaricação”, disse.

O presidente da CPI achou importante a presença dos bolivianos e detalhou os importantes projetos realizados pela Secretaria de Direitos Humanos durante a gestão anterior. “A CPI tem a oportunidade de ouvir as diversas entidades de imigrantes. Nos anos da gestão passada, foram desenvolvidos centros de referência e acolhimentos para os imigrantes, cursos de capacitação profissional e de português. A reclamações apresentadas por alguns bolivianos foram contestadas. É importante que a administração possa melhorar as condições em que os bolivianos realizam suas feiras e festas tradicionais. A CPI quer fazer o melhor”, disse Suplicy.

A CPI aprovou 16 novos requerimentos. Dentre eles, convites para que Paulo Illies (ex-coordenador de políticas para migrantes da gestão anterior) e a atual secretária de Direitos Humanos, Patrícia Bezerra, sejam ouvidos pelos vereadores.

Assista os vídeos da (CPI) da Política de Migração


Nº do Evento: 0660/2017 
Data: 18/04/2017 - 11:00h

Nº do Evento: 556/2017 
Data: 04/04/2017 - 11:00h

Evento nº 0422/2017 
Data: 21/03/2017 - 11:00h

Nº do Evento: 0299/2017
Data:07/03/2017 - 11:00

Nº do Evento: 254/2017 
Data: 23/02/2017 - 13:00h

Nº do Evento: 0229/2017 
Data: 21/02/2017 - 12:00h

Nº do Evento: 0192/2016 
Data:15/02/2017 - 13:30h


Com informação da: camara.sp.gov.br

0 comentarios: