A Zeno.FM Station

!!! DESTAQUE DE LA SEMANA !!!

destaque

EN SAN PABLO... VIDEO PROVOCA CIBERBULLYING CON NIÑAS BOLIVIANAS.

Vídeo provoca - Cyberbullying - ou violência virtual contra crianças boliviana
Enviada em: 19/08/2016 14:31Hs

Crianças bolivianas, vitimas de Cyberbullying

Vídeo provoca - Cyberbullying - ou violência virtual contra crianças boliviana

Nos dias 13 e 14 de agosto, bolivianos imigrantes na cidade de São Paulo festejaram o aniversário da Bolívia, com danças folcloricas, artesanato, e gastronomia, uma imagem da interculturalidade da cidade de São Paulo, conheciuda também como a "Cidade Dos Mil Povos". 

Na festa multicultural “fé e Cultura” organizada pelos próprios bolivianos, pode se destacar famílias que tem participado cada vez mais da festa, crianças filh@s de bolivianos, bolivian@s, alem de brasileir@s tem se apaixonado cada vez mais pela cultura boliviana.

Neste ambiente festivo, duas irmãs de (11 e 14 anos respetivamente) participaram com a tradicional dança boliviana da “Morenada” personificando as “figuras de la Morenada” personagem de grande relevância no coletivo folclórico, pode ser comparado para o carnaval brasileiro como as madrinhas de bateria. 
(os nomes das crianças não serão mencionados).


No final da sua apresentação as crianças foram entrevistadas por uma repórter que indagou sobre as vestimentas tradicionais, a primeira irmã (14 anos) deu uma péssima descrição das vestimentas, e a segunda de (11 anos) complementou com aspetos de representatividade desconexas sem sentido algum a verdadeira história das vestimentas e representatividade do personagem folclórico boliviano. Em resumo as crianças desconheciam completamente o que estavam falando, como a repórter também desconhecia o que estava perguntando.

Cyberbullying: a violência virtual

O vídeo foi postado nas redes sociais entre os dias 15 o 16 de agosto, data em que as crianças començaram a ser alvo de comentários de todos os tipos, sendo denigridas em público, desqualificando a família e tudo aquilo que possa estar em torno delas. Estes comentários (maldosos, desconexos, e agressivos) questionando e denigrindo a intelectualidade das crianças qualifica-se como “Cyberbullying” ou violência virtual, este ato no Brasil punido como crime, com magnitude maior ou menor dependendo as consequências desta ação e aos traumas que possam produzir ás crianças, ou também ao incentivo de atos extremos que as vítimas possam cometer em momentos de pressão psicológica, chegando ate o suicídio em casos extremos já registrados.

O insólito do acontecido é que o acosso e violência virtual, veio da mesma comunidade imigrante boliviana residente na cidade de São Paulo, e agora estendendo o impacto fora do Brasil.

Na última verificação realizada em 17 de agosto, já existiam 45mil visualizações com centenas de comentários denigrindo as crianças. Em 19 de agosto vemos que o vídeo já foi editado com legenda em espanhol, e publicada em outros ambientes das redes sociais.

Exemplos de Cyberbullying

Aqueles que acharam engraçado escrever comentários ridiculizando estas crianças... seguem alguns exemplos que ilustram a profundidade dos seus atos.

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/03/02/estudante-de-12-anos-comete-suicidio-em-vitoria-apos-sofrer-bullying-na-escola.htm

https://tecnoblog.net/116422/cyberbullying-amanda-todd/

http://todateen.com.br/souassimtt/entenda-caso-julia-gabriele-adolescente-brasileira-sofreu-cyberbullying/






Como evitar novos episódios

O boliviano Antonio Andrade, diretor do portal de noticias Bolívia Cultural e criador do projeto "Violência Não - Quebrando o Silêncio", assume que poderia ter feito mais para prevenir a violência contra as meninas desta matéria dentro dos meios que representa.

"Não ter prevenido este tipo de acontecimento foi um desliz da nossa redação, ter produzido conteúdo educativo incentivando o conhecimento das danças folclóricas boliviana aos professores, jovens, adultos, imigrantes e público em geral, teria evitado este lamentável caso de violência contra as duas crianças..." “... a responsabilidade é de todos... criticar é muito fácil, o que devemos fazer é mudar o cenário, criando propostas e não satirizando duas crianças”, finalizou.

No dia 18 de agosto, Andrade colocou em pauta o acontecido com as crianças bolivianas, em reunião com educadores da rede estadual e municipal de São Paulo, além da Associação Cidade Escola Aprendiz, que organizou o encontro de debate denominado: Famílias imigrantes e o direito à educação - Inserção e interação escolar de bolivianos na escola pública. 

Bolívia é D+

Na evento Andrade, comprometeu-se a produzir material promocional educativo do folclore, história e geografia boliviana, direcionado a professores da rede pública, estudantes, e público em geral. Este material terá o objetivo de proporcional conteúdo que possa ser suporte pedagógico em salas e aula, instituições públicas, nas familiais de bolivianos e brasileiros que tenham interesse em conhecer ainda mais a diversidade da cidade de São Paulo. (O material será produzido integralmente em português).

Apoio ao conhecimento da cultura boliviana em SP

Professores, diretores de escola, e pesquisadora do encontro organizado pelo Aprendiz, apoiaram e reconheceram que todos colaboramos de alguma forma com este lamentável episódio, porem todos podemos mudar o cenário, incentivando e promovendo o conhecimento das nossas crianças.

Saiba mais em: www.violenciano.com.br

0 comentarios: